https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá 162 anos - Prefeitura inaugura lixeiras subterrâneas no centro
08/07/2019 16:29 em UBÁ EM PAUTA

 

Por Assessoria de Comunicação da PMU - Publicado em 08/07/2019 09:51

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

 

Prefeitura inaugura lixeiras subterrâneas no centro

Prefeitura de Ubá inaugurou, na tarde da última sexta-feira (05), 05 lixeiras subterrâneas, instaladas na Praça da Independência

Prefeitura inaugura lixeiras subterrâneas no centro

Projeto de instalação das lixeiras é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, e comerciantes do município, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá)

Prefeitura inaugura lixeiras subterrâneas no centro

As lixeiras subterrâneas diminuem os impactos causados pelo derramamento de lixo e também dificulta o acesso dos animais

 

A Prefeitura de Ubá inaugurou, na tarde da última sexta-feira (05), 05 lixeiras subterrâneas, instaladas na Praça da Independência. A ação integra as comemorações dos 162 anos de Ubá.

 

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, e comerciantes do município, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), o projeto de instalação das lixeiras subterrâneas, na região central e em diversos outros pontos da cidade, visa diminuir os impactos causados pelo derramamento de lixo dos containers tradicionais e a poluição e mau cheiro causados pelos mesmos, trazendo melhorias para toda a população. O projeto compreende a substituição gradativa dos containers plásticos distribuídos pela cidade, com a instalação de, aproximadamente, 10 lixeiras por mês.

 

Durante o evento, o Prefeito Edson Teixeira Filho destacou os desafios enfrentados pelo município para a gestão do lixo e a necessidade da conscientização de toda a população para vencer esses obstáculos. “A gestão dos resíduos sólidos apresenta muitos desafios não só aqui no município, mas em todo o mundo. Muito ainda precisa ser feito para recolher e dar uma destinação adequada a todo esse lixo que produzimos e, vencer esses obstáculos depende bastante da conscientização e colaboração da população como um todo. Hoje, com a instalação dessas lixeiras subterrâneas, Ubá dá um passo importante para melhorar as condições de descarte, inclusive estimulando a separação dos materiais recicláveis, e de coleta do lixo produzido pelos comércios e residências deste local”, afirmou.

 

“As lixeiras subterrâneas serão instaladas, inicialmente, nos pontos onde há maior acúmulo de resíduos sólidos, pois elas diminuem os impactos causados pelo derramamento de lixo e também dificulta o acesso dos animais. Este modelo de lixeira utiliza um espaço escavado no chão e e uma estrutura em aço e alvenaria, sobressaindo apenas uma coluna ("totem") de 1 metro de altura, por onde são colocadas as sacolas de lixo. Com capacidade de mil litros, elas possuem duas tampas, uma que protege a base e a outra tampa que protege a entrada das sacolas, permitindo que apenas os coletores tenham acesso ao lixo. Seu custo médio de produção gira em torno de R$ 1.200,00 a R$ 1.300,00, abaixo do valor de um container plástico, e sua vida útil é de, aproximadamente, 5 anos. Estamos executando este projeto em parceria com os comerciantes, através do apoio da Aciubá, que além de vender o espaço para publicidade, recurso investido na compra de material para confecção das lixeiras, estará realizando um trabalho de conscientização destes comerciantes para a separação de todo material reciclável produzidos por eles”, explicou o Secretário Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto.

 

Também participaram do evento: o vereador Edeir Pacheco; o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubá (Aciubá), Miguel Arcanjo de Paula Batista; diversos secretários municipais; servidores; comerciantes e comunidade local e imprensa.

 

Galerias de Imagens

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!