https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Ubá-MG adere a sistema digital para notificação de multas de trânsito
21/07/2023 13:32 em UBÁ EM PAUTA

Tecnologia permite o desconto de até 40% nas multas recebidas em formato digital

 

Publicado em 19/07/2023 11:56 - Atualizado em 19/07/2023 13:01 - Matéria retirada do portal da Prefeitura de Ubá-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

multas SNE

A Prefeitura de Ubá, aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A solução apresenta, entre outros benefícios, o acompanhamento e o pagamento antecipado de multas com descontos de até 40%.

 

Para receber a notificação eletrônica de autuação ou de penalidade, os proprietários de veículos devem fazer seu cadastro e aderir ao SNE no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou no Portal de Serviços Senatran. Já os proprietários que não se cadastrarem continuarão recebendo as notificações em papel, via Correios.

 

“O Sistema de Notificação Eletrônica é uma solução tecnológica que traz muitas vantagens. Para o município, o sistema garante a redução no custo por notificação de infração, a celeridade na entrega das notificações e o aumento da efetividade no pagamento das multas. Já para os motoristas, o SNE representa a redução no preço das infrações, além da facilidade para o pagamento e o acompanhamento das notificações”, explicou o Gerente da Divisão de Mobilidade e Transporte Público da Secretaria Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, José Carlos Gomes.

 

Como realizar a adesão ao SNE

 

O processo para fazer a adesão a esse sistema é bem simples e rápido. Confira abaixo:

 

Passo 1 – Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso já tenha o app instalado, atualize-o para a última versão disponível;

Passo 2 – Abra o aplicativo e realize o login com a conta do portal GOV.BR;

Passo 3 – Na tela principal do app, clique no ícone representado por “três linhas” e selecione a opção “Preferências”;

Passo 4 – Toque em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”. Leia os termos e condições e, de acordo com eles, marque a caixinha para prosseguir e toque em “Aderir”.  

 

O usuário poderá realizar o cancelamento da adesão do veículo ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) a qualquer tempo, voltando a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidades por via postal.

 

Após a adesão ao SNE, as notificações expedidas pela Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana para esse proprietário não serão mais enviadas por via postal.

 

Como conseguir o desconto

 

Com a integração do município ao SNE, será possível efetuar o pagamento das multas de trânsito, até o vencimento, de duas formas:

 

- Com desconto de 40%, quando o autuado não apresentar defesa ou recurso da infração. Essa opção de pagamento só é possível para as notificações enviadas pelo SNE.

 

- Com desconto de 20%, quando o autuado desejar apresentar defesa ou recurso da infração. Essa possibilidade já existe no ambiente analógico, para quem paga o boleto em papel até o vencimento.

 

Após realizar o pagamento de uma autuação com o desconto de 40%, não será possível ingressar com o Recurso de Penalidade junto à JARI.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!