https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Prefeito de Ubá-MG faz balanço positivo dos primeiros 30 dias de governo
03/02/2017 09:06 em UBÁ EM PAUTA
Prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho

É possível sim ao longo destes quatro anos implementarmos a grande maioria dos compromissos que assumimos durante a campanha, acredita Edson

 

A chegada do mês de fevereiro marca a conclusão dos primeiros 30 dias de governo da nova administração da Prefeitura Municipal de Ubá. Diversas ações já implementadas neste período começam a apresentar resultados, mostrando cada vez mais a identidade do novo governo.

“O balanço desse primeiro mês é positivo. Em algumas áreas nós procuramos reduzir custos para que a Prefeitura tenha mais recursos para investir. Além disso, conseguimos atender a um grande número de pessoas que vieram aqui no gabinete em busca de informações sobre diversos assuntos. Também visitamos inúmeras obras, ao lado dos Secretários, avaliando junto com eles o início desse trabalho e as prioridades de cada área”, afirmou o prefeito, Edson Teixeira Filho.

A colaboração dos funcionários às demandas e orientações do novo governo também foi bem avaliada pelo prefeito, que adotou como uma de suas primeiras ações a apresentação de proposta de recomposição salarial já aprovada pela categoria e que aguarda a apreciação da Câmara Municipal.

Compromissos

Dentre as prioridades assumidas pelo governo Edson e Vinícius, as áreas social, de segurança e saneamento básico devem ser as primeiras a serem contempladas. “Dentro do que temos visto, é possível sim ao longo destes quatro anos implementarmos a grande maioria dos compromissos que assumimos durante a campanha. Na área de segurança, área social, a implementação do Olho Vivo parece estar em bom andamento, com alguns entraves burocráticos ligados a licitação mas que já devem ser resolvidos logo. Estaremos encaminhando também a mensagem para a criação de uma guarda municipal em pouco tempo. E no saneamento básico já estamos adiantados na negociação para o tratamento de esgoto da cidade, que é crítico e precisa ser iniciado o mais rápido possível”, analisa Edson.

“Temos acompanhado os trabalhos de todas as secretarias, principalmente nesse primeiro momento em que há muita coisa a ser corrigida, muita coisa a ser implementada. E resposta aos nossos pedidos tem sido muito boa”, acredita o prefeito.

Ao longo das próximas semanas, novos balanços de cada área serão divulgados. Com foco na transparência, os Secretários têm o compromisso de informar a população suas principais ações. Além disso, um balanço dos 100 primeiros dias do Governo Edson e Vinícius terá destaque, por recomendação do prefeito.

Resumo das ações de cada Secretaria

Na Secretaria de Educação, já foram realizadas contratações de professores, de cuidadores infantis e estagiários. O quadro de classes das escolas foi reorganizado, de forma a atender às necessidades dos alunos e, ao mesmo tempo, racionalizar a distribuição de profissionais nas unidades escolares. Já a gerência pedagógica trabalha para criar um “banco de questões”, com o objetivo de proporcionar mais qualidade no ensino oferecido aos alunos da Rede Municipal.

Na pasta de Ambiente e Mobilidade Urbana, cerca de 200 atendimentos relacionados à energia elétrica, atendimentos de capina e limpeza nos bairros já foram realizados. Reuniões e inícios de parcerias para ações ambientais já estão sendo desenvolvidas. A Defesa Civil também passa por reestruturação.

Na área de Desenvolvimento Social, o período foi marcado por mudanças drásticas na gestão, com racionalização financeira, otimização de recursos humanos, motivação e valorização de recursos humanos, humanizando a gestão pública.

A Secretaria de Obras iniciou 2017 com destaque para as operações tapa-buraco com asfalto, como nas regiões dos bairros Caxangá, Vila Casal, Palmeiras, São Judas Tadeu,Triângulo, Santa Bernadete, Ponte Preta, Residencial São José, Mangueira Rural, Aeroporto, Inês Groppo, dentre outras ações.

Na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico as atividades de rotina como análises de projetos, cadastramentos e revisões seguem sendo realizadas, mas aliadas a organização das equipes que farão as revisões em algumas legislações que necessitam de atualizações.

A equipe da Secretaria de Finanças já atua na abertura do Exercício de 2017, com distribuição da programação financeira de cotas. Além disso, diversas melhorias para aprimorar o atendimento aos contribuintes passam por implantação, algumas já executadas e outras em fase final de planejamento.

No âmbito da Administração, deu-se início a um estudo para capacitação e valorização do funcionalismo público. Além disso, em razão das diretrizes de economia e austeridade orientadas pelo prefeito, a atual estrutura administrativa passa por avaliação, bem como todos os contratos vigentes.

Nas Secretarias de Governo e de Cultura, a não nomeação de Secretário gera considerável economia, podendo ultrapassar o valor de R$ 1,2 milhões em quatro anos.

Além disso, a pasta de Cultura incorporou à sua estrutura o Esporte, que passou a se chamar Divisão de Esportes e Juventude. Já foram promovidas duas reuniões do Conselho Municipal de Cultura para agilizar o processo de criação do Plano e do Fundo Municipal de Cultura, ferramentas primordiais para a execução das ações voltadas para a área cultural. Oficinas Culturais também ampliaram o número de vagas disponíveis a população, apenas com remanejamento de pessoal já contratado, ou seja, sem geração de novos custos.

Na Secretaria de Governo, as orientações sobre reduções de gastos orientam as ações. Estão em andamento avaliações de contratos, imóveis e o estado de conservação das estruturas das unidades. Além disso, já acontece a reestruturação das unidades da nova administração nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática e Telefonia.

Na Secretaria de Saúde, diagnósticos foram traçados em visitas a diversos setores. Servidores também foram ouvidos, tanto em seus locais de trabalho quanto em reunião realizada na Câmara Municipal. A qualidade no atendimento, com foco no acolhimento dos usuários foi trazida para o foco principal.



 

Por Assessoria de Comunicação da PMU - 02/02/2017 16:37

 

 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!