Ao receber visitas em casa, já percebeu que as plantas, antes saudáveis, às vezes murcham completamente em seguida? Essa situação pode estar ligada a energia dos moradores e visitantes. "Quando temos um problema no dia a dia, perdemos energia. E quando estamos com falta de harmonia, existem espécies na natureza que conseguem atuar como repositores nesses momentos", explica Patrícia Cândido, terapeuta natural e holística da Instituição Luz da Serra e uma das criadoras da Fitoenergética.
E MAIS: Flores comestíveis: como cultivar em casa e usar em receitas
Se na fitoterapia usa-se as plantas para a produção de chás que curam ou amenizam sintomas e doenças, a fitoenergia age no campo preventivo. Segundo a especialista, já existem 118 plantas catalogadas, capazes de interferir no bem estar das pessoas. "Quando se atinge um desequilíbrio emocional, as pessoas podem ficar doentes", relata o químico e também estudioso do assunto, Bruno Gimenes. "Mas, com as plantas certas por perto, o ambiente vai se neutralizando", acrescenta.
Ter um canto reservado para concentrar os vasos com essas espécies e fazer dele um lugar de meditação é uma opção válida, de acordo com os terapeutas. "Se elas estiverem todas juntas, ganham força. Mas dispô-las pelos ambientes separadamente também funciona. Recomendo realizar duas pausas de 2 a 3 minutos, antes e depois do trabalho, para relaxar. Utilizar o espaço como um local de leitura também é interessante", reforça Bruno.
A dupla recomenda montar um jardim com seis plantas, que possuem diferentes propriedades na atuação do equilíbrio e renovam todas as energias. Conheça as características de cada uma delas a seguir.
LEIA AINDA: 14 suportes para ter plantas dentro de casa
Energizante, ajuda a dar conta de muitos afazeres ao mesmo tempo.
Capim-cidreira /Capim-Limão
Para acabar com pesadelos e desordens do sono, contra a ansiedade, o nervosismo e a irritação mental.
Ajuda a elevar a autoestima, gera mais humildade e gratidão pela vida.
Estimula a sinceridade entre as pessoas e auxilia na diminuição do estresse no dia a dia. Tira o foco de pensamentos negativos.
Ajuda a ter persistência e acabar com a procrastinação. Sabe aquela pessoa que costuma desistir das atividades na metade do caminho? O poejo é ideal para elas.
Favorece otimismo, a motivação e a coragem para viver a vida e enfrentar seus desafios.
LEIA MAIS
Da redação de Casa Vogue/14 de jul de 2016/Site Flipboard