Além de versátil (você pode incluir no suco, nas refeições ou no chá), o gengibre ainda oferece inúmeros benefícios ao organismo, como queimar gorduras, proteger contra resfriados e até melhorar a disposição. Ficou curiosa? Nós revelamos algumas razões para você incluir já o alimento na dieta:
1. Acelera o metabolismo
O gengibre, assim como a pimenta, a canela e a mostarda, é uma substância termogênica. Por isso, eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e, assim, queima as gordurinhas mais rápido. Em pó ou ralado, ele acelera em até 20% o gasto calórico. E mais: as suas substâncias anti-inflamatórias ainda combatem a celulite.
2. Protege contra doenças
A raiz estimula a atividade dos leucócitos, que são nossas células de defesa, e modula a produção de substâncias inflamatórias que desencadeiam doenças, graças à presença das vitaminas C e B6. Dois estudos americanos recentes mostraram ainda que o gengibre possui a capacidade de inibir o crescimento de células cancerosas no intestino e no ovário.
3. O intestino funciona melhor
Duas as substâncias são responsáveis pela ação termogênica dessa raiz: gingerol e sogaol. Com isso, ela impede a formação de gases e também pode ser consumida por mulheres gestantes para combater o enjoo.
4. Acaba com a famosa dor de cabeça
Esqueça a farmácia. O remédio para sua dor de cabeça está na cozinha e a receita é simples: 1 colher (chá) de gengibre em pó dissolvido em 1 copo (200 ml) de água de coco. O alívio é imediato. "Anti-histamínico e anti-inflamatório, o gengibre diminui a dor e combate a inflamação", garante a nutricionista Márcia Daskal, da Recomendo Consultoria em Nutrição, em São Paulo. Já a água de coco hidrata, evitando que a falta de líquido no organismo agrave a dor.
5. É um poderoso afrodisíaco
Quando o assunto é o que comer para transar mais e melhor, deixe os mitos de lado. Afinal, não há comprovação científica de que qualquer alimento atue diretamente no desejo sexual. Mas o fato é que alguns afetam os hormônios, a contração muscular ou o fluxo sanguíneo, aspectos que podem contribuir para mais disposição e melhor desempenho na hora H. O gengibre e ginseng, por exemplo, estimulam a produção de neurotransmissores que atuam diretamente no impulso sexual, como a noradrenalina.
Como usar: fresco (ralado, espremido ou em pedaço), no gelinho e em pó, no molho para salada, no refogado de legumes, na água, no suco e no chá.
Quanto consumir: 1 pedaço (5 centímetros) ou 1 colher de chá da versão em pó, 1 vez por dia.
Confira, abaixo, o passo a passo do gelinho de gengibre - pode ser usado no suco verde ou na água para dar um gostinho:
ATUALIZADO EM
27/10/2015