Kariane Costa - 20/12/2017 - 21h55 - Brasilia-DF/Radioagência Nacional/Site EBC - A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet
A Base Nacional Comum Curricular foi homologada nesta quarta-feira pelo presidente Michel Temer em cerimônia no Palácio do Planalto.
Esta é a primeira vez que o Ministério da Educação adota uma Base Curricular para toda a rede municipal e estadual de ensino do Brasil.
O documento orienta o que deve ser ensinado nas escolas públicas e privadas na educação básica, o que inclui educação infantil e fundamental.
Em discurso, o Presidente Michel Temer, afirmou que o ato é mais um passo para a modernização na educação brasileira.
A principal novidade da Base é que o MEC antecipou o processo de alfabetização, que atualmente é feito até o 3º ano do ensino fundamental, e passa agora para o 2º ano do ensino fundamental, quando as crianças geralmente têm 7 anos.
O ministro da educação, Mendonça filho anunciou que a pasta vai destinar 100 milhões de reais do orçamento da educação para implementar as ações da base curricular nos estados e municípios.
As escolas vão ter que rever e adaptar seus currículos ao longo de 2018 para implementar a Base Nacional em 2019.
O documento foi aprovado no último dia 15, após mais de 2 anos de debate e foi aprovada em dezembro pelo Conselho Nacional de Educação.