https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/c36203b4558d5e93399315711f3ac3d3.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2293/slider/26ad67dc9326daae997841b07e754a86.jpg
Governo de Minas não vai fornecer senhas de acesso a dados financeiros para equipe de Zema
21/11/2018 14:34 em Minas Gerais - Política

 

Alegação é que dados devem ser mantidos com 'zelo' evitando interferência de pessoas que ainda não assumiram o Palácio da Liberdade

 

 

O governo de Fernando Pimentel (PT) não vai fornecer as senhas de acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) e Sistema Informatizado de Atos de Pessoal (Siasp) para a equipe de transição do governo Romeu Zema (Novo). 

 

De acordo com o secretário da Casa Civil, Marco Antônio Teixeira, ao querer acessar o sistema, a equipe poderia influenciar no dia a dia e interferir nos procedimentos do governo. 

 

"Eles dizem que têm 2,4 mil voluntários. Quem são essas pessoas? O que pensam? Como agem? Seria irresponsável fornecer as senhas", disse o secretério. Segundo ele, a equipe de Fernando Pimentel só teve acesso aos dados do Siaf e Siasp depois de assumir o governo. 

 

Ainda de acordo com ele, até o dia 26 a Secretaria de Planejamento (Seplag) e da Fazenda (SEF) fornecerão relatórios à equipe de transição, além de ter dados disponíveis no portal da transparência. As senhas serão disponibilizadas em 2 de janeiro. 

 

O governo ainda divulgou nesta quarta-feira uma nota em que rebate as acusações de que estaria se negando a disponibilizar as senhas. A reclamação foi feita pelo coordenador da equipe, vereador Mateus Simões (Novo).

 

“O equívoco do vereador certamente se dá pela falta de conhecimento das previsões do decreto de transição e pela ausência de responsabilidade com a preservação de informações do Poder Executivo Estadual”, diz trecho da nota do governo.

 

De acordo com o texto, o Decreto 47.523 não prevê qualquer prazo para que a atual administração forneça as senhas dos sistemas para integrantes do futuro governo, antes da posse do governador eleito. Além disso, todas as informações disponíveis no sistema irão compor o relatório que será entregue à nova administração.

 

“Importante frisar que seria no mínimo irresponsável a atual gestão fornecer senhas de acessos que permitiriam mudanças e alterações de informações e conteúdos exclusivos do Poder Executivo Estadual. Tal zelo com a manutenção dos dados, evitando interferências de pessoas que ainda não assumiram o governo, se torna ainda mais necessário quando sabemos que, de acordo com representantes da próxima gestão, cerca de 2.400 'voluntários' atuam no processo de transição. O atual governo não aceitará pressões descabidas e nem será tutelado por representantes do próximo governador”, afirma a nota. 

 

 Ainda de acordo com o governo, a atual administração tem cumprido com transparência e responsabilidade todos os procedimento acordados com a equipe de transição.

 

 

Por Isabella Souto/Site Estado de Minas

Postado em 21/11/2018 13:27 / Atualizado em 21/11/2018 14:06

A imagem da capa do site Multisom foi retirada de arquivos da internet/Google

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!